SHIATSU, que literalmente significa “pressão do dedo”, atua no fluxo da energia, que circula no corpo. E com a pressão dos dedos percorrem-se os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia, fazendo fluir onde estiver bloqueado, despertando onde estiver fraco e sedando onde estiver em excesso. Esse funcionamento normal da energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo as disfunções internas, prevenindo e tratando doenças.

BREVE HISTÓRICO 

O Shiatsu desenvolveu-se no Japão de antigas técnicas manipulativas Chinesas introduzidas a mais de 1000 anos atrás, essas técnicas receberam inicialmente o nome de Anma. A Anma era empregada no tratamento de tensão nas costas ou outros problemas musculo-articulares de menor gravidade, e como massagem relaxante, sendo gradativamente associada ao conforto e prazer. Era praticada e ensinada a pessoas portadoras de deficiência visual devido a sua aptidão natural e a dificuldade de receberem outros tipos de instrução, chegando a ser considerada uma profissão para cegos. O anma recebeu influencias das tradicionais ciências orientais e modernas ocidentais formando o que chamamos hoje de Shiatsu. Em 1955 o Shiatsu foi oficialmente reconhecido no Japão, mas como parte da anma, apenas em 1964 é que o Shiatsu foi reconhecido como sendo um método terapêutico independente e distinto da anma e quaisquer outros métodos. Hoje, no Japão, o Shiatsu está amplamente reconhecido e praticado, existindo centenas de escolas. Apesar de cada uma delas empregar metodologias e técnicas próprias, todas elas apresentam grandes semelhanças, como a utilização dos canais ou meridianos (Keiraku), pontos (Tsubos) para o tratamento visando sempre à cura, harmonização e o bem estar do paciente.


DEFINIÇÃO

Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX, embora originária da China, a qual, hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças. A palavra é derivada do japonês SHI que significa "dedo" e ATSU "pressão", ou seja, pressão dos dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes em saudáveis com o efeito preventivo.

COMO É REALIZADO

Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas músculo-esqueléticas com o objetivo de atuar na circulação "energética" através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e sobretudo energética. O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um rítmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.

EM QUE SE BASEIA

A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo bio-médico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde se acredita que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. Para a Medicina Chinesa, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia energética, ora em excesso em determinados meridianos, ora deficientes em outros, é a causa das doenças. Como medicina preventiva, o objetivo é harmonia e manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.

INDICAÇÕES

Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês podem fazer shiatsu. Os idosos sentem-se muito bem, pois em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações.

A shiatsuterapia é indicada para:

• Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);
• Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);
• Insônia, ansiedade;
• Melhorar a circulacão sanguínea;
• Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;
• Equilibrar o sistema nervoso;
• Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;
• Melhorar o tönus da pele;
• Reduzir a fadiga (física e mental);
• Aliviar a dor causada por contratura e má postura (dores nas costas e articulacões);
• Cólicas menstruais, intestino preso, dor de cabeça;
• Aumentar os níveis de energia;
• Promover a saúde e o bem-estar geral (relaxamento).

CONTRA-INDICAÇÕES

Algumas contra indicações do emprego da shiatsuterapia:

• Doenças agudas ou crônicas de base lesional;
• Doenças infecto-contagiosas;
• Doenças hemorrágicas em geral;
• Queimaduras e dermatites ulcerativas;
• Processos inflamatórios agudos internos e externos;
• Vasculites e flebites;
• Sangramento ocasionado por trauma;
• Doenças cardiovasculares agudas;
• Processos degenerativos ósseo, neuromuscular ou orgânico em geral;
• Nevralgias na fase aguda.

Observação: Na grávida, o Shiatsu em alguns pontos mas traz alivio para dores musculares, inhaços e outros. Como é o tratamento pelo Shiatsu? Antes de iniciar o tratamento, o terapeuta faz um diagnóstico (anamnese) no paciente, e em seguida pela terapia em si. Um sessão de Shiatsu é, geralmente, feita em 60 minutos, e seu número varia de caso para caso, ou da gravidade e urgência, podendo variar de 2 a 4 sessões por mês. 

 

 

História do Projeto

Neste local, você pode descrever a história do seu projeto e as razões de sua criação. É conveniente mencionar os objetivos e honrar as pessoas que nele participam.

Nossos utilizadores

Aqui poderá descrever um típico utilizador e porque este projeto é importante para eles. Esta é uma ferrmenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.